Férias Desportivas Municipais

Mensagem

Que papel cumpre o desporto hoje na nossa comunidade?

Já lá vai o tempo em que o desporto era uma atividade física, individual ou coletiva, quase somente focada na vitória ou na obtenção de bons resultados, como forma de premiar o esforço, o mérito e o talento dos seus praticantes.

Hoje, na nossa comunidade concelhia, o fenómeno desportivo também é isso, mas não se reduz a essa dimensão competitiva, porque é muito mais do que apenas vencer ou estar no topo de uma tabela classificativa.

As maiatas e os maiatos, particularmente os desportistas mais jovens, praticam modalidades caraterizadas pela tentativa constante de superação e pela    busca dos limites das capacidades de cada um. E não só das capacidades físicas, mas também da sua inteligência emocional, da sua destreza de raciocínio e da sua capacidade de socialização.

Na verdade, o desporto é uma atividade humana que mobiliza a interação da inteligência, da vontade    e do corpo, exigindo, não raras vezes, sacrifícios, disciplina, autoconhecimento e uma entrega que sendo bem orientada por treinadores ou mestres competentes, resulta normalmente em altos níveis de autoestima e autoconfiança.

Essas virtudes beneficiam não apenas os próprios jovens desportistas, mas igualmente as suas famílias e pequenas comunidades, incrementando os sentimentos de pertença e a coesão social.
A edição 2018 das férias desportivas da Maia (FDM) é inequivocamente, à luz deste meu entendimento, mais uma oportunidade para promover o encontro salutar e fraterno, entre crianças e jovens que nutrem um gosto especial pela prática desportiva.

Durante o período em que se desenvolve o programa das férias desportivas na Maia, os pais podem tranquilamente confiar os seus filhos à guarda dos monitores que a Câmara Municipal coloca ao serviço deste projeto, e por seu lado, as crianças e jovens, podem vivenciar uma série de experiências desportivas gratificantes e enriquecedoras, que por certo as ajudarão a inculcar valores tão importantes como o espírito de equipa, a disciplina e o respeito por regras que visam integrar a sua participação nos vários jogos e desafios, de forma harmoniosa e enquadrada numa cultura de cidadania responsável, tolerante e solidária.

Saúdo todas as crianças e jovens que participam nas férias desportivas 2018 e faço votos que se divirtam e sintam que os momentos de fruição e partilha que vão viver com pessoas da sua idade, as ajudem a crescer felizes e orgulhosas de pertencer a uma comunidade onde o desporto é para todos.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA
António Silva Tiago