Associações Desportivas

Arsenal Clube de Parada

O Arsenal Clube de Parada foi fundado em 20 de julho de 1992, através de um grupo de jovens apaixonados pelo desporto, particularmente, pelo futebol. na época – início dos anos 90 - tinham sido criados os clubes satélites e a denominação “Arsenal” aparece na mesma linha.
A formação de uma equipa de futebol materializou este objetivo. duas dezenas de atletas amadores corporizaram tal determinação e dinamismo e deram alma a um projeto arriscado e aventureiro, nascendo assim um grupo de trabalho que foi criando alicerces, permitindo delinear uma imagem, um símbolo e uma camisola.
passados quatro anos após a fundação o Arsenal, através dos seus fundadores, entenderam alargar os horizontes, indo ao encontro dos demais interesses locais; cimentar raízes numa terra, conhecida por Capital do Desporto.
Consolidada esta ação, o Arsenal decidiu dar um passo de gigante, desbravando um longo caminho que pudesse proporcionar novos voos. a legalização veio transformar a vida desta coletividade e a avidez de competir oficialmente forçou, também, essa decisão.
A barreira burocrática foi ultrapassada e uma nova fase na vida do arsenal iniciou. deu-se a entrada de uma equipa sênior de futsal no campeonato distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol do Porto.
É neste mesmo ano, de competição oficial, que o arsenal inscreve, no seu historial, um momento inédito, o 3.º lugar conquistado, na época 97/98, garantiu-lhe a subida de divisão e um tremendo êxito desportivo.
Com a viragem do século o Arsenal obtém novos sucessos. assim, na época 99/00, concretizou-se mais uma subida de divisão com a passagem à divisão de honra de futsal.
A procura incessante de melhores condições desportivas, quer humanas quer materiais, levaram os dirigentes a proporcionar aos seus associados e simpatizantes os momentos mais significativos da sua história.
Foi criada uma equipa de juniores de futsal para disputar o campeonato distrital, e em termos sociais, o Arsenal consegue assegurar a promoção e afirmação da sua identidade, do seu carisma ao inaugurou a sua sede social. o dia 13 de maio de 2001 constitui um dos marcos mais importantes na vida do clube.
Com o decurso dos anos o Arsenal foi somando experiência, tendo a virtude de implementar oportunamente os seus projetos. segue o ano de 2003, onde o clube institui o jogo anual de antigos atletas de futebol 11. uma clara intenção de manter a ligação afetiva destes ex-atletas, mantendo estas “velhas glórias” em permanente contacto com o presente e o futuro do Arsenal.
Face ao crescendo humano do clube foi necessário, na época 03/04, adquirir uma carrinha de nove lugares para servir os atletas.
De aposta em aposta o Arsenal foi ganhando prestígio e respeito dos agentes desportivos. esta situação tornou-se mais evidente quando, na época 05/06, sagra-se campeão da divisão de honra de futsal da associação de futebol do porto. uma meta para muitos inatingível mas que o arsenal conseguiu com todo o mérito e habilidade.
A brilhante conquista de um lugar na 3.ª divisão nacional foi inteiramente reconhecida por diversas individualidades, nomeadamente pela Câmara Municipal da Maia, através do seu presidente, ao distinguir este feito com o “lidador de ouro”, símbolo de maior elevação na Maia.
Na época seguinte, numa política de continuidade da formação jovem o Arsenal focaliza a sua atenção para a criação de uma equipa de juvenis e estabelece, a partir desse momento, grande prioridade nas camadas jovens. é também neste ano que o Arsenal enfrenta a descida de divisão da 3.ª nacional com tristeza e profunda desilusão.
A época 2007/2008 fica marcada por um episódio grotesco, de tamanha injustiça, criado por um erro burocrático, impedindo que a equipa sénior reeditasse a subida à 3.ª divisão nacional. Este enorme lapso de secretaria cunhou, negativamente, a época. contudo, não foi suficiente para esmorecer ou vergar a vontade e a determinação dos arsenalistas.
Com uma estrutura forte, de gente audaciosa, habituada às exigências, o arsenal foi investindo noutras frentes e a época 09/10 trouxe algo de novo. Avança uma nova imagem, uma nova referência; o arsenalito.
O arsenalito é o resultado da formação de uma equipa de escolinhas que se afirmou logo no seu primeiro ano de atividade. Este grupo de jovens talentosos criou um sentimento de orgulho a todos os associados.
É também nesta época que o clube aumenta o seu patrimônio ao adquirir a segunda carrinha de nove lugares com o propósito de oferecer melhores condições de transporte às seus demais atletas.
Os anos foram passando mas o desafio é porventura, cada vez maior e mais interessante. zelamos pelo crescimento de uma coletividade que pretende ser uma referência no futsal nacional, quer no patamar sénior quer na formação dos mais jovens.
Eis que chegam os vinte anos de vida. 2012 é o ponto alto desta coletividade. detentores de um patrimônio social, material, desportivo e humano que nos regozija a todos os níveis. 20 anos de história também marcados por mais uma subida de divisão. a equipa sénior merece este destaque pois um lugar, na próxima época na 3.ª divisão, é o culminar de um enorme esforço e disponibilidade que ninguém terá sido indiferente. sublinhamos, ainda, esta dezena de anos com ideias novas, outras tantas ambições e sempre com maior vontade e profissionalismo. foi, também, o momento para lançar uma caderneta de cromos com os momentos mais emblemáticos e com todos os intervenientes deste vigésimo ano.
A época 2012/2013 é a confirmação da política de formação jovem. onde ocorreu o lançamento de mais uma camada jovem: equipa de iniciados, reforçando, assim, a nossas intenções num projeto iniciado em 2009, vinculando a nossa estratégia com aposta na qualidade desportiva dos mais pequenos.
Esta aposta na formação foi, é e será um pilar fundamental para a vida desportiva do arsenal. requer redobrada disponibilidade, preocupação e acima de tudo, enorme motivação. este ativo necessita de uma logística adequada ao seu desenvolvimento e constante evolução qualitativa.
A aquisição de um auto carro “minibus” em agosto de 2012 foi um momento importante e a peça que faltava para completar a grandeza do arsenal.
O bom desempenho e a qualidade da equipa sénior ficou demonstrada ao longo do campeonato, conseguindo um lugar de vice campeã na 3.ª divisão da série b do campeonato nacional de futsal.
A época 2013/2014 reforça a nossa competência e audácia. fortifica o nosso projeto de formação, iniciando na academia e passando pela equipa de benjamins, infantis, iniciados e juniores a saltarem para o palco e defenderem as cores do arsenal nos diversos campeonatos oficiais.
É no início desta época que se implementa a figura do coordenador técnico para as camadas jovens. um elemento preponderante para a ligação, gestão e coordenação de toda a matéria de formação do Arsenal.
Ocorre nesta época mais alguns momentos históricos de reconhecida grandeza para a coletividade; a presença na final four de futsal e a subida à 2.ª divisão nacional. eliminatória após eliminatória o arsenal foi deixando para trás alguns concorrentes, fortes opositores e conseguiu atingir o patamar máximo na taça de Portugal de futsal. a final four nunca antes atingida por um clube da 3.ª nacional ou coletividade da Maia (Arsenal/ Benfica/ Fundão/ Modicus).
Mas o ponto mais alto da época foi a subida à segunda divisão nacional. O terceiro lugar alcançado com todo o esforço, dedicação e o empenho elevaram o Arsenal à sua maior competição em 22 anos de vida. momento, também, para brindar os nossos jovens atletas no escalão de infantis que lograram subir à 1.ª divisão. Este facto comprova a constante evolução do trabalho desenvolvido por técnicos profissionais e competentes nesta área e que demonstram a cada dia a sua real valia.

Morada
Rua Manuel Gonçalves Lage, 936
4425-122 Águas Santas Maia
Águas Santas

Telefone
Sede 224904322
Pedro Araújo 968062072
Pedro Neves 936645352

Email
arsenalparada@gmail.com


URL

www.arsenalparada.maiadigital.pt/


Facebook
www.facebook.com/pages/Arsenal-Clube-Parada

Modalidades:

Futsal:

Academia de futsal “OS Arsenalitos”
Infantis
Iniciados
Juvenis
Juniores
Seniores